Swell de leste 1m a 1,5m



Previsão para santa Catarina

Os modelos de ondulação prevêem um bom swell de leste para os próximos 5 dias, hoje dia 04/03 já temos ondas de 1 metro com séries maiores, esta ondulação deve se manter nessa média até domingo 07/03, a partir de segunda o swell ganha pressão com o aumento do período para 10 segundos e se mantém assim durante toda a terça feira e começa a perder força na quarta 10/03. Este swell entra bem virado de leste atingindo todas as praias de norte a sul do estado.

Com a lua minguante começando no dia 07 a maré muda varias vezes durante o dia, mas com pouca variação, se mantendo mais pra cheia, mesmo no ponto mais baixo, a maré seca será 0.6m e a cheia 1.2m.

Devemos ter boas ondas durante este swell, o vento vai variar bastante de terral a maral, mas sempre fraco, no máximo moderado, o swell, apesar de não sere muito grande, deve entrar com força, pois o período é bom, 10 segundos. Podemos ter bons momentos nas mudanças de maré.

Sexta – swell de leste 1m+, vento leste/nordeste fraco a moderado, período 8 segundos

Sábado – Swell de leste até 1m, vento SE fraco, período 8 segundos.

Domingo – Swell de leste 1m com leve influencia de sudeste, sem vento de manha virando para sudeste moderado a tarde, período 9 segundos.

Segunda – Swell de ESE virando para leste, 1m a 1,5m, vento sudoeste fraco a moderado virando para sul fraco no final da tarde, período 10 segundos.

Terça – Swell de leste 1,5m na série, vento terral no período da manha passando a leste a tarde, vento fraco, período 10 segundos.

Quarta – Swell de leste até 1m baixando para a tarde, vento terral virando para NE fraco, período 10 segundos.

Fotos: Comparação dos mapas do Tsunami de 1960 e o atual 2010

Link: Animação do tsunami no oceano pacifico

http://nctr.pmel.noaa.gov/chile20100227/20100227Chile.mov

www.swellalerta.com

Comentários